O Governo de Canoinhas, por meio da Secretaria de Assistência Social, anuncia o cronograma de retorno das atividades da Assistência Social Rural para o ano de 2026. A partir da primeira semana de fevereiro, as equipes estarão presentes nas comunidades para garantir o acesso da população do interior aos serviços socioassistenciais.
“Nós criamos este sistema para facilitar a vida do canoinhense, diminuindo a burocracia e aproximando os serviços de Assistência Social para quem mora longe do centro”, afirma a prefeita Juliana Maciel.
As ações realizadas pela Assistência Social Rural assemelham-se às ações desenvolvidas nos Cras, com proteção social básica, prevenções e ações de cidadania nas comunidades rurais.
“Criamos esse projeto com muito carinho para que nenhuma família deixe de ter acesso aos serviços de Assistência Social. É um atendimento humanizado, olho no olho, que leva acolhimento para os moradores das regiões mais distantes do centro”, destaca a vice-prefeita Zenilda Lemos.
Os atendimentos ocorrem sempre no período da manhã, das 8h às 12h, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de referência.
Cronograma de Atendimentos:
Região 02 (UBS do Rio da Areia do Meio)
Início em 03/02 (terça-feira). O atendimento será quinzenal. Compreende as localidades de Rio Pretinho, Santa Emídia, Rio da Areia do Meio, Entre Rios, Rio da Ilha, Rio dos Pardos e Pinheiros.
Região 04 (UBS de Felipe Schmidt)
Início em 04/02 (quarta-feira). O atendimento será semanal. Compreende as localidades de Felipe Schmidt, Valinhos, Lageado, Paciência dos Neves, Campo das Moças, Erval Bonito e Estação Paciência.
Região 01 (UBS de Barra Mansa)
Início em 05/02 (quinta-feira). O atendimento será semanal. Compreende as localidades de Barra Mansa, Serra das Mortes, Taquarizal, Campo dos Buenos, Sítio dos Correa, Colônia Ribeiro, Campo dos Pontes e Campina Tamanduá.
“O sucesso da Assistência Social Rural só é possível porque a gestão do município prioriza o investimento técnico e estrutural, permitindo que nossas equipes atuem dentro de cada comunidade”, aponta o secretário de Assistência Social, Vilson Nascimento.












