Uma operação de resgate complexa e bem-sucedida mobilizou o 7º Batalhão de Bombeiros Militar na tarde de terça-feira (17), na Praia da Solidão em Itajaí.
Um homem, que havia ficado submerso, foi resgatado em estado gravíssimo (grau 6 de afogamento) e, após um intenso trabalho de reanimação que durou quase uma hora, teve seus sinais vitais restabelecidos.
O alerta foi dado por volta das 16h41. Uma moto aquática localizou a vítima próxima à areia após cinco minutos de buscas. De imediato, foram iniciados os protocolos de Reanimação Cardiopulmonar (RCP).
Devido ao difícil acesso à praia, que exige veículos com tração 4×4 e trilhas a pé, os socorristas da viatura ASU (Auto Socorro de Urgência) precisaram integrar a guarnição da AR (Auto Resgate) para levar equipamentos avançados até o local.
Esforço conjunto e recuperação
A aeronave Arcanjo-03 pousou na faixa de areia para desembarcar a equipe médica, que assumiu as manobras iniciadas pelos guarda-vidas.
No total, foram 23 minutos de procedimentos iniciais seguidos por mais 24 minutos de atendimento avançado até que o paciente apresentasse o retorno completo dos sinais vitais.
Após ser estabilizado, o homem foi transportado pelo Arcanjo ao Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen.

















