O dia a dia apresenta um grande desafio: como manter uma alimentação saudável com a tentação dos industrializados? Para garantir o bem-estar dos canoinhenses, o Governo de Canoinhas reforça a importância de escolhas conscientes e nutritivas no dia a dia.
“Nossa gestão se preocupa e promove ações contínuas para oferecer saúde e qualidade de vida para todos, e isso começa pelo que colocamos na mesa”, afirma a prefeita Juliana Maciel.
Como forma de orientar as pessoas a terem hábitos alimentares mais saudáveis, a nutricionista da Secretaria de Assistência Social, Kenya Becker, comentou sobre algumas iniciativas que podem ser tomadas no dia a dia.
“Você pode consumir algumas frutas e tomar bastante água, o que é muito importante no verão para se manter bem hidratado”, afirma a nutricionista. Segundo Kenya, quem tem dificuldade com a água pura pode utilizar artifícios naturais. “Pode-se colocar uma rodelinha de gengibre ou uma folhinha de hortelã para melhorar um pouco o gosto da água”, afirma.
Sobre o hábito de petiscar entre as refeições, ela sugere que as frutas sejam consumidas nesses intervalos para evitar exageros no almoço ou jantar, priorizando sempre as opções com mais água, como melancia, pera e pêssego.
Kenya também alerta para a importância da composição nutricional. “É muito importante manter uma alimentação com proteína, preferencialmente em todas as refeições”, afirma a nutricionista, sugerindo lanches práticos como iogurte natural com frutas ou pão com frango e verduras. Ela finaliza lembrando que a estética do prato reflete sua qualidade. “Quanto mais colorido o prato, melhor, porque ele vai ter mais nutrientes disponíveis para o seu corpo”, afirma Kenya Becker.
As políticas públicas que garantem a segurança alimentar do canoinhense são prioridades da gestão municipal.
“O cuidado com a alimentação tem um forte componente humanitário, pois garantir que as pessoas saibam se alimentar bem e tenham alimentos na mesa é uma forma de promover dignidade e saúde”, afirma a vice-prefeita Zenilda Lemos.
Na semana passada, o Governo de Canoinhas, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou a entrega de alimentos frescos e saudáveis a 120 famílias canoinhenses vinculadas aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) I, II e III, através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
“O município tem políticas públicas consolidadas para garantir a segurança alimentar dos canoinhenses em vulnerabilidade social, assegurando que o acesso à comida de qualidade seja um direito respeitado”, afirma o secretário de assistência social, Vilson Nascimento.












