Depois de uma investigação que durou quase quatro meses, a Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Canoinhas desarticulou uma organização criminosa responsável por aplicar um golpe que vitimou diversos produtores de fumo no Planalto Norte Catarinense e Sul do Paraná, causando um prejuízo aproximado de R$ 4 milhões.
Para aplicar o golpe, os acusados abriram uma empresa de compra de tabaco chamada “JF Tabacos”, com sede em Canoinhas. A razão social da mesma era Nicolas Henrique Krug Eireli-ME e estava situada na Rua Antônio Tokarski, no bairro Tricolin em Canoinhas.
Durante a safra de 2017, o responsável pela empresa visitou os produtores de fumo da região e fez ofertas pela safra do produtor, sempre a um preço atrativo, geralmente mais alto que os praticados por empresas tradicionais do mercado, atraindo assim suas vítimas.
Como os produtores não receberam o valor da venda de sua produção nas suas contas bancárias, procuraram então a empresa JF Tabacos, onde receberam cheques pré-datados como pagamento pela safra. Ao depositarem os cheques, descobriram que não tinha fundos.