gripe

Ford anuncia fechamento de fábrica e fim da produção do Fiesta no Brasil

Avatar photo

LEIA TAMBÉM

Adeus, Fiesta. Ford anuncia o fechamento da fábrica de São Bernardo do Campo, em São Paulo/Divulgação
A Ford anunciou nesta terça-feira (19) que vai fechar a fábrica de São Bernardo do Campo (SP) neste ano e que vai parar de vender caminhões na América do Sul.

De acordo com a marca, a decisão é \”um importante marco no retorno à lucratividade sustentável de suas operações na América do Sul\”.

Veja os modelos que deixarão de ser vendidos no Brasil quando terminarem os estoques com o fim da produção em São Bernardo:

– Fiesta
– Cargo
– F-4000
– F-350

Segundo comunicado divulgado pela fabricante, a medida foi tomada após vários meses de busca por alternativas, que incluíam parcerias e até a venda da operação.

O volume excessivo de investimentos para atender às necessidades do mercado e os crescentes custos com itens regulatórios teriam tornado inviável manter um \”negócio lucrativo e sustentável\”.

Entre as iniciativas anunciadas, estão ainda:

redução em mais de 20% dos custos referentes ao quadro de funcionários e à estrutura administrativa em toda a América do Sul;
fortalecimento da linha de produtos com ênfase em SUVs e picapes;
expansão de parcerias globais, como a recente aliança com a Volkswagen.

A Ford disse que ainda não mensurou a quantidade de funcionários afetados pelo encerramento das atividades da fábrica, mas que haverá um \”número significativo\”. 

Na unidade trabalham cerca de 3 mil pessoas de diversos outros setores.

A empresa diz que, em conjunto com concessionários e fornecedores, \”manterá apoio integral aos consumidores no que se refere a garantias, peças e assistência técnica\”.