bom_apetite_canoinhas

cursos

Encontrado o 2º macaco morto em menos de 24h em Itaiópolis por suspeita de febre amarela

Avatar photo

LEIA TAMBÉM

Macaco morto em Itaiópolis suspeita febre amarela
Segundo animal morto foi encontrado nesta quarta-feira (25), em Itaiópolis. Foto: Prefeitura de Itaiópolis
A Prefeitura de Itaiópolis confirmou na tarde desta quarta-feira (25), o encontro do segundo macaco morto na localidade de Iracema, interior do município.

O primeiro bugio foi encontrado ontem (24), sendo realizada a coleta de fragmentos de vísceras e necropsia do bugio para diagnóstico de febre amarela.

Bugio encontrado na terça-feira (24) teve material coletado e enviado para análise. Foto: Divulgação
A orientação, ao encontrar um animal morto,  é não toca-lo. Foto: Reprodução

A Secretaria Municipal da Saúde lembra que os macacos não transmitem febre amarela, eles são vítimas como os humanos e podem sinalizar a presença do vírus em determinada região.

Em junho deste ano a Vigilância Epidemiológica confirmou a morte por febre amarela de um homem de 40 anos, que residia em Itaiópolis. Ele não tinha registro de vacina na rede pública e morreu em 29 de junho.

Na ocasião, foi feito um mutirão de vacinação em um raio de dois quilômetros da casa do paciente, o que resultou em 492 pessoas imunizadas.

O outro paciente que teve a morte registrada em 2019 em Santa Catarina foi um homem de 36 anos morador de Joinville, também no Norte. Ele não havia se vacinado.

O encontro do segundo macaco bugio na região é preocupante. A orientação é, ao encontrar um macaco doente ou morto, ou até mesmo ossadas, a secretaria de Saúde deve ser comunicada imediatamente para desencadear ações de prevenção e de vigilância na região.

IMPORTANTE:

– Não toque no animal, nem enterre-o.

– Evite que crianças e outros animais se aproximem.

– Aguarde a chegada de um técnico do Serviço de Saúde.

VACINE-SE!

A vacina é o recurso mais eficaz para evitar a doença. É gratuita e está disponível em todas as unidades básicas de saúde.