Adotado pela Companhia da Polícia Militar de Penha, um filhote de vira-lata ganhou uma cama, ração à vontade, e os cuidados que lhe haviam sido negados logo que nasceu. Agora muito bem protegido, ele deve ser a estrela de uma campanha de conscientização contra maus-tratos e o abandono de animais.
O comandante da Companhia, tenente Bruno Monteiro, diz que a PM já estava em busca de um mascote quando Mike apareceu, há um mês. Uma voluntária que atua no atendimento de animais abandonados o encontrou no lixo, e sugeriu que ele fosse adotado.
– Estávamos em busca de um mascote porque estamos trabalhando por uma política pública para os animais abandonados. Nos apresentaram a história do Mike e o levaram à companhia. Foi amor à primeira vista – diz.
Trabalho lúdico
O mascote acabou de terminar o ciclo de vacinas, e logo deve ser castrado. Tenente Monteiro está avaliando para que tipo de atividades Mike será escalado. A ideia é que ajude nos programas de conscientização.
– Hoje a Polícia Militar recebe uma ligação de maus-tratos, vai ao local, faz um Termo Circunstanciado, e tem que deixar o animal lá porque não tem para onde levar. Estamos nos movimentando, com a prefeitura, para mudar isso – explica o comandante.
Monteiro diz que as atividades com Mike serão lúdicas. Ele já sabe que, para trabalhos de cão policial, Mike não tem lá muito talento: – É brincalhão demais.