Ruas de Canoinhas estavam praticamente vazias na tarde desta sexta (20). Foto: Canoinhas Online |
Em entrevista coletiva, o Governo do Estado diz que não descarta toque de recolher em Santa Catarina.
O Ministro da Saúde afirmou que a estimativa é que haja um crescimentos dos casos até junho, quando então deverá cair. Com isso, o sistema público de saúde poderá entrar em colapso. \”Nosso sistema aguentaria, mesmo com sua capacidade normal, por volta de 30 dias\” disse o Ministro.
—Para evitar esse colapso eventualmente pode ser necessário segurar a movimentação para ver se consegue diminuir a transmissão. Quando tomamos medida de segurar 14 dias, o impacto só é sentido 28 dias depois. A cadeia é sustentada e você quebra —disse Mandetta.
Em Canoinhas, a Secetaria de Saúde informou que dois casos suspeitos de Covid-19 estão sendo acompanhados no município. Nos dois casos já foram coletadas amostras e enviadas para confirmação.
Quinze deles são de pessoas que chegaram de um ônibus vindo de excursão de Goiás. Outras 30 pessoas são de Irineópolis e serão monitoradas pela Saúde daquele município.
Em razão destes casos suspeitos e em monitoramento, prefeito Beto Passos fez um apelo para que as pessoas permaneçam em casa.
“Ontem o governador proibiu a circulação de pessoas em praças, parques e espaços públicos. Peço a todos que cumpram esta determinação do Governo do Estado para que possamos preservar a nossa saúde e a saúde da nossa família e amigos. Por favor, também não façam churrascos e nem vão até os rios para pescar”, disse.
Passos lembrou que o fechamento do comércio e serviços públicos municipais está seguindo a determinação do Governo do Estado.
“E estamos fechados para que as pessoas fiquem em isolamento em casa. Então reforço que esta é a nossa recomendação: fiquem em casa”, salientou o prefeito.