O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) informou que começará a enviar carta para milhões de segurados solicitando a apresentação de documentações para a conservação dos benefícios.
A informação foi divulgada pelo próprio órgão; a medida está presente na Portaria 680, publicada no Diário Oficial da União (DOU), do dia 18 de junho.
No entanto, as cartas não serão destinadas a todos os segurados do INSS.
De acordo com a portaria, serão contatados para apresentação dos documentos apenas os beneficiários com dados cadastrais inconsistentes ou incompletos, podendo ser estendido também para os casos com indícios de irregularidades, identificados pelo novo Sistema de Verificação de Conformidade da Folha de Pagamento de Benefícios.
No início deste mês, uma auditoria do TCU, localizou 242 mil benefícios com indícios de irregularidades. Esses usufruidores também devem receber esta carta de convocação.
Apresentação dos documentos
Os documentos exigidos deverão ser apresentados dentro de 90 dias. As agências do INSS estão fechadas em decorrência da crise sanitária, mas o governo federal já confirmou a reabertura no dia 13 de julho.
Os beneficiários convocados poderão apresentar a documentação solicitada através do canal remoto Meu INSS e ficarão dispensados de apresentação de documentos originais para autenticação de suas cópias.
A página Meu INSS pode ser acessada através do computador ou da instalação do aplicativo Meu INSS, atualmente disponível para Android e IOS.
Confira o modelo da carta que será enviada




