bom_apetite_canoinhas

cursos

Polícia estoura abatedouro clandestino que fornecia carne de cavalo para açougues, em SC

Avatar photo

LEIA TAMBÉM

Foto: Divulgação/ Polícia Civil de Santa Catarina

A Polícia Civil estourou um abatedouro irregular de animais, situado na localidade de Sítio Novo, no município de Imaruí, no sul catarinense, e autuou em flagrante dois homens. A ação ocorreu na manhã de sexta-feira (14).

Os presos relataram aos policiais que cortavam e revendiam carnes de cavalos para a comercialização em açougues em Tubarão.

Após investigações realizadas a respeito de furtos de gado na região, foi descoberto um possível local onde esses animais estariam sendo abatidos e cortados para a venda, o qual passou a ser monitorado.

Na sexta-feira, policiais civis receberam a informação de que dois homens estariam no local com animais para o abate.

No local, eles foram flagrados carneando um cavalo içado, dois barris com carnes já selecionadas e restos de animais.

Os homens informaram que os referidos animais não eram bovinos, mas sim equinos, e que seriam destinados a um açougue situado em Tubarão, pelo valor de R$ 7,00 o quilograma. 
Relataram, ainda, que abateram dois cavalos pela manhã, que teriam o mencionado destino, mas que, no terreno, teriam cerca de 30 carcaças enterradas, todas de cavalos.

Em razão dos fatos flagrados, a Cidasc foi chamada até local e realizou a apreensão administrativa do produto animal, cerca de 450kg, além de autuação do responsável.

Maus tratos e crimes contra o consumo

Os homens confirmaram os fatos relatados no local e, assim, foram autuados em flagrante pelos crimes de Maus tratos contra animais, em razão de terem abatido dois animais em precárias condições e; Crimes contra as Relações do Consumo, já que mantinham em depósito para a venda de mercadoria em condições impróprias para o consumo.

Eles passaram por audiência de custódia e receberam a liberdade provisória pela Justiça. As investigações vão continuar.

Foram flagrados dois homens carneando um animal içado, dois barris com carnes já selecionadas e restos de animais.