telemedicina

Eventos climáticos causaram prejuízos a 26 municípios do Meio Oeste catarinense

Avatar photo
Instalações de Indústria no município de Tangará. Foto: Defesa Civil
Equipes da Defesa Civil do estado seguiram neste domingo (16), em apoio aos municípios atingidos pelos tornados e pelas tempestades no último fim de semana.

Até o momento, 26 cidades do oeste relataram estragos provocados pelos fortes ventos e granizo. Pelo menos 31 municípios catarinenses registraram algum dano causado pelos temporais causados.

Uma avaliação mais detalhada em campo concluiu que o sistema provocou dois tornados no Estado. 

Segundo o Laboratório de Clima da Defesa Civil de Santa Catarina, o primeiro tornado fez um traçado nos municípios de Água Doce, Ibicaré e Tangará.

Já o segundo tornado afetou o município de Irineópolis. O Sistema também provocou micro explosões e chuva de granizo intensa, como registrado no município de Vargem Bonita, onde 80% dos telhados de residências foram danificados.

A Defesa Civil está prestando suporte técnico e encaminhando itens de assistência humanitária conforme a chegada de solicitações dos municípios. 

Até o momento foram registrados 16 feridos, 830 pessoas desabrigadas e 197 desalojados e uma morte. 
\”Por volta das 22h de sexta-feira (14), um grupo de três homens saiu pra pescar na Praia do Trapiche, em Penha, em direção à Ilha Feia. Um jovem de 22 anos, com o caiaque e sem colete salva-vidas, não foi mais localizado. No sábado (15), a vítima encontrada na orla da Praia do Quilombo, informou a Defesa Civil.

Prejuízos econômicos
Os tornados também trouxeram prejuízos econômicos com a destruição de empresas e indústrias nos municípios atingidos.  
A situação mais complicada está sendo registrada na cidade de Tangará, onde indústrias de grande porte tiveram as instalações destruídas, afetando a vida de milhares de trabalhadores. 
A prefeitura de Tangará informou que o tornado atingiu 80% das empresas do município. “Estamos solicitando o apoio para que os empresários retomem a produção e não ocorram demissões”, declarou o prefeito de Tangará, Nadir Baú da Silva.

Os tornados causaram prejuízos econômicos com a destruição de empresas e indústrias nos municípios atingidos.

Notícia Anterior

Polícia estoura abatedouro clandestino que fornecia carne de cavalo para açougues, em SC

Próxima Notícia

Covid-19: Confira boletim atualizado de casos em Canoinhas em 17 de agosto