Plantação de cebola em Aurora foi destruída pela chuva de granizo e força do vento. Foto: Secretaria de Agricultura de Aurora |
Um temporal com chuva de granizo e ventania atingiu a região do Vale do Itajaí na noite de quinta-feira (3) e agricultores passaram esta sexta-feira (4) contabilizando os estragos.
De acordo com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri/Ciram), os municípios de Atalanta, Agronômica, Ituporanga e Aurora foram afetados. O levantamento completo das perdas será concluído e divulgado na terça-feira (8), segundo o órgão.
Cerca de cinco minutos de chuva de granizo foram suficientes para derrubar e cortar a vegetação. Os fortes ventos e as pequenas pedras atuaram como lâminas nas folhas.
Em Aurora, houve prejuízo nas plantações de cebola e tabaco. O secretário de Agricultura municipal, Almir Serafim, afirmou que as localidades mais atingidas foram Coqueiral, Nova Itália, Santa Tereza e São Martinho.
Os locais equivalem a 30% do município. Cerca de 50% das lavouras foram afetadas. Nas áreas também há trigo e milho plantados, mas em menor quantidade.
\”Se não tivesse acontecido o vendaval junto, não seria sem 20% do estrago que foi\”. avalia Serafim.
Não houve moradores desabrigados ou desalojados no município. A prefeitura encaminhou imagens à Defesa Civil do Estado e estuda decretar estado de calamidade pública nas áreas afetadas para auxiliar os agricultores na busca de alternativas que reduzam o prejuízo financeiro.