Famílias cavaram para pegar mais de mil caixas de frango que foram enterradas, em Porto Iguaçu — Foto: Movimento Ativo Social e Político Iguaçu/Divulgação |
Moradores de Porto Iguaçu, na Argentina, desenterraram frangos que foram descartados em um terreno pelo órgão sanitário do país, na última terça-feira (17).
Crianças, idosos e adultos desenterraram frangos descartados para levar para casa. Foto: Movimento Ativo Social e Político Iguaçu/Divulgação |
“Toda essa situação complexa, socioeconômica, faz com que Porto Iguaçu esteja afundada na miséria, na pobreza e na fome. Essas imagens são o reflexo fiel, a realidade de como estamos hoje em Porto Iguaçu. A fome bate forte nas portas e também esvazia os potes das famílias. Eles tiveram que desenterrar frango para poder comer.”
“Nós, das organizações sociais, estamos questionando se esses alimentos, em vez de serem enterrados, poderiam ter sido direcionados para cozinhas comunitárias dos bairros, onde há muitas crianças, famílias, mulheres e idosos com fome, em Porto Iguaçu.\”
A cidade tem cerca de 105 mil habitantes e liga o país, pela ponte Tancredo Neves, a Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná.
\”Essa é a verdadeira imagem de Porto Iguaçu, não a imagem da maravilha natural, das Cataratas, de milhões de turistas, de todo glamour, de filmes famosos, dinheiro, ouro, perfume. Essa não é a realidade daqui\”, disse Claudio Altamirano.
A Marinha argentina, que apreendeu as caixas de frango, não se manifestou sobre o descarte dos alimentos ou sobre as imagens dos moradores nas redes sociais.