Município registrou nesta quarta (2), 1040 casos desde o início da pandemia. Foto: Canoinhas Online |
Além dos 14 falecimentos de canoinhenses, a Secretaria de Estado da Saúde deSanta Catarina contabiliza para Canoinhas a morte de outras duas pessoas: em 25 de agosto e em 19 de novembro.
O óbito de 25 de agosto é de uma idosa de 65 anos moradora de Canoinhas. Seu falecimento, no entanto, ocorreu em Curitiba/PR. No dia 19 de novembro, outro canoinhense, de 86 anos, morreu na cidade de Campo Alegre.
Oficialmente, portanto, temos 16 óbitos. “E ainda temos casos de outros canoinhenses vítimas do novo coronavírus que não são computados por nós e entram nas estatísticas de outros municípios por residirem há anos em outras cidades”, alerta a secretária de Saúde, Kátia Oliskoswski.
É o caso de pelo menos outros três pacientes que faleceram em outras cidades: em abril um médico pediatra nascido em Canoinhas faleceu em Balneário Camboriú. Em junho, um homem de 58 anos morreu em Jaraguá do Sul e em agosto uma mulher de 59 anos veio a óbito em Florianópolis.
Neste início de semana, Canoinhas ultrapassou os 1.000 casos registrados de covid-19 no município.
“Ressaltamos que a alteração nos números de maneira alguma beneficia financeiramente o município. É falsa a notícia de que Canoinhas recebe mais recurso pela quantidade de mortes ou quantidade de casos registrados. Pelo contrário, quanto mais casos, pior a situação porque temos mais gastos, é mais trabalho no monitoramento e atendimento”, esclarece Kátia.
EXAMES