Canoinhas contabiliza 14 óbitos por Covid, já a lista do Estado diz que são 16

Avatar
Município registrou nesta quarta (2), 1040 casos desde o início da pandemia. Foto: Canoinhas Online

Nesta quarta-feira (2), o número de pacientes internados para tratamento da Covid-19 em Canoinhas subiu para 10, segundo boletim divulgado pela Secretaria de Saúde. O número de casos ativos também subiu para 93 (eram 70 na última sexta-feira). Os recuperados somam 931.
DIVERGÊNCIA NO NÚMERO DE ÓBITOS
Canoinhas registra oficialmente 16 óbitos pelo novo coronavírus. A Central de Covid-19 da Secretaria de Saúde de Canoinhas comparou nesta semana os números municipais com os dados fornecidos pelo Estado.

Além dos 14 falecimentos de canoinhenses, a Secretaria de Estado da Saúde deSanta Catarina contabiliza para Canoinhas a morte de outras duas pessoas: em 25 de agosto e em 19 de novembro.

O óbito de 25 de agosto é de uma idosa de 65 anos moradora de Canoinhas. Seu falecimento, no entanto, ocorreu em Curitiba/PR. No dia 19 de novembro, outro canoinhense, de 86 anos, morreu na cidade de Campo Alegre.

Oficialmente, portanto, temos 16 óbitos. “E ainda temos casos de outros canoinhenses vítimas do novo coronavírus que não são computados por nós e entram nas estatísticas de outros municípios por residirem há anos em outras cidades”, alerta a secretária de Saúde, Kátia Oliskoswski.

É o caso de pelo menos outros três pacientes que faleceram em outras cidades: em abril um médico pediatra nascido em Canoinhas faleceu em Balneário Camboriú. Em junho, um homem de 58 anos morreu em Jaraguá do Sul e em agosto uma mulher de 59 anos veio a óbito em Florianópolis.

Neste início de semana, Canoinhas ultrapassou os 1.000 casos registrados de covid-19 no município.

“Ressaltamos que a alteração nos números de maneira alguma beneficia financeiramente o município. É falsa a notícia de que Canoinhas recebe mais recurso pela quantidade de mortes ou quantidade de casos registrados. Pelo contrário, quanto mais casos, pior a situação porque temos mais gastos, é mais trabalho no monitoramento e atendimento”, esclarece Kátia.

EXAMES

Temos recebido em média de 150 testes semanais para covid. Por intermédio da regional de Mafra, estes exames vão para o Lacen. 
O Município fez a aquisição de 1000 testes rápidos também e está em processo de compra de outros PCRs.
Total
0
Shares