fesmate

telemedicina

Órgão da Igreja Matriz de Canoinhas volta a ressoar na noite de Natal

Avatar photo
O órgão faz parte da estrutura arquitetônica da Igreja, formando o chamado Olho de Deus.

Após um minuncioso e delicado trabalho, feito pelas mãos experientes de um jovem canoinhense, o Órgão de Tubos, que faz parte do complexo arquitetônico da Igreja Matriz Cristo Rei de Canoinhas, voltará a ressoar na noite de Natal.

A reforma foi feita pelo organeiro Leonardo Estauski Tanaka, que estudou organaria em Buenos Aires, é o único profissional da área atuante no Planalto Norte Catarinense (define-se como organeiro tanto quem fabrica o instrumento como quem é o encarregado da limpeza, revitalização e tratamento dos órgãos de uma igreja).

Estes instrumentos, apesar de constituírem um conjunto relativamente exíguo, representam um testemunho histórico e musical de valor inestimável. 

De um modo geral, estão sujeitos ao risco de intervenções arbitrárias e desprovidas de basestécnicas e de preocupação histórica e musicológica. Por isso é tão importante o trabalho de um organeiro, como o desenvolvido por Leonardo.

O órgão da Igreja Matriz, que possui mais de 300 tubos, foi fabricado em Novo Hamburgo (RS) no ano de 1957 e inaugurado e tocado pelo primeiro organista da paróquia, o canoinhense Aluísio Soares de Carvalho no Natal de 1959. Aluísio morreu aos 90 anos, 2018.

O olho de Deus. Reprodução

A reinauguração será no dia 24 de dezembro às 20h, na solenidade de Natal, assim como ocorreu há 61 anos atrás. Colaboram na reforma o Coral Santa Cecília, Niceto Fuck e Paróquia Santa Cruz de Canoinhas, na pessoa do pároco Pe. Valcir Baronchello, com suporte técnico de Leonardo Estauski Tanaka, Júnior Foggiatto, Frei Lauro e Paulo Visconsi.

A data será festiva mas com uma ponta de tristeza. O organeiro, músico e compositor católico Júnior  Foggiatto, que deslocava-se para Canoinhas no último dia 15 para conhecer o órgão de Tubos da Igreja Matriz, morreu em um trágico acidente na BR-280, na localidade de Barra Grande em Três Barras.

Certamente as notas que ecoarão do órgão, na Noite de Natal, o alcançarão, onde quer que esteja.
Há vídeo o Youtube, com mais detalhes sobre o trabalho de restauração do órgão de Tubos da Igreja Mariz Cristo Rei de Canoinhas.

Notícia Anterior

Covid-19: Três Barras não teve novos registros no final de semana

Próxima Notícia

Detentos fogem do regime semi-aberto do presídio de Canoinhas