bom_apetite_canoinhas

iptu_2024_canoinhas

Defesa Civil alerta para chuvas intensas até o fim de semana em SC

Avatar photo

Defesa Civil de Santa Catarina/Divulgação

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu alerta para chuvas volumosas e intensas entre quarta (20) e sexta-feira (22), para dez regiões. 

Os pontos que merecem maior cuidado, por conta do grande acumulado de chuva esperado em curto espaço de tempo são: Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e o Litoral Norte.

Há risco de alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações nas áreas vermelhas, laranjas amarelas do mapa acima.

A previsão é de acumulado de chuva acima de 100 milímetros nas regiões do Meio-Oeste, Vale do Itajaí, Planalto Norte, Planalto Sul, Litoral Norte e Grande Florianópolis.

A última semana de janeiro e os primeiros 3 dias de fevereiro seguem com chuva frequente em SC, em forma de pancadas mal distribuídas, especialmente na tarde e noite, devido ao aquecimento, cavados (áreas de baixa pressão) e passagem de uma nova frente fria entre 28 e 29/01 .
Por vezes, os acumulados podem ser significativos e associados a temporais localizados. Até o momento, não há previsão de um período prolongado sem chuva em SC.
Recomendações

Alagamentos: Evitar entrar em contato com a água ou dirigir em locais alagados, evitar transitar por pontes submersas, atenção com crianças próximas a rios e ribeirões.

Deslizamentos: Atenção a qualquer movimento de terra ou rochas próximo de residências, atenção ao aparecimento de rachaduras em muros ou paredes.

Previsã é de chuva volumosa, com totais elevados de 60 a 80mm em média e pontuais acima de 100mm, especialmente no norte de SC. Risco de alagamentos e deslizamentos!