saude

Vacinas de Oxford devem ser liberadas para distribuição no sábado,23

Avatar photo

LEIA TAMBÉM

Os 2 milhões de doses da vacina serão distribuídas aos estados a partir da tarde de sábado (23). Reprodução

O voo procedente da Índia que trouxe 2 milhões de vacinas Oxford/AstraZeneca contra a covid-19 ao Brasil, chegou por volta das 17h30 desta sexta-feira (22), no Aeroporto Internacional de São Paulo.

O lote foi transportado em voo comercial da companhia Emirates ao aeroporto de Guarulhos. De lá, as vacinas foram encaminhadas para o Rio de Janeiro.

De acordo com a Fiocruz, as vacinas passarão por checagem de qualidade e segurança, além de rotulagem, com etiquetagem das caixas com informações em português.

A previsão é que esse processo seja realizado até manhã de sábado (23) por equipes treinadas em boas práticas de produção. As vacinas devem ser liberadas para distribuição ainda no sábado, no período da tarde.

“Ao longo de todo o trajeto até Bio-Manguinhos/Fiocruz, as vacinas estarão armazenadas em seis caixas do tipo pallets, que serão acondicionadas em envirotainers, pequenos containers utilizados para transportes de carga que necessita de controle de temperatura. Nesses envirotainers, as vacinas serão mantidas na temperatura entre 2 a 8ºC”, informou a Fiocruz.

Pelas redes sociais, o presidente agradeceu o ministro indiano pela liberação das vacinas. “Obrigado por nos auxiliar com as exportações de vacinas da Índia para o Brasil”, diz a publicação.