Prefeitura de Canoinhas manifesta interesse em adquirir vacina Sputnik V

Vacina é aplicada em duas doses, com um intervalo de 21 dias entre elas. Foto: Oli Scarff/AFP

O Governo de Canoinhas informou nesta segunda-feira (1º), que está aderindo às tratativas da Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense (Amplanorte) e da Federação Catarinense de (Fecam) para aquisição da Sputnik V, vacina russa contra o novo coronavírus (covid-19).

As entidades estão articulando a compra do imunizante junto à indústria farmacêutica.

Prefeito Beto Passos informou que o Município de Canoinhas manifestou interesse em aderir a Carta de Intenção da Amplanorte em relação a adquirir a vacina.

Serão mais de cinquenta mil doses, cujo pagamento deverá ser realizado após o recebimento do insumo. Cada dose deve custar nove dólares – aproximadamente R$50,00.

Esta medida visa reforçar o Programa Nacional de Imunização. Atualmente a responsabilidade de aquisição, monitoramento das responsabilidades técnicas e aprovação nos órgãos competentes, com relação à aquisição, armazenamento, transporte e distribuição de imunizantes é do Ministério da Saúde. “Se conseguirmos comprar vamos conseguir ampliar o acesso da população à vacina”, comenta Passos.

A aquisição da vacina deverá ser amparada pela Fecam e Amplanorte, nas seguintes condições:

a) O Estado deverá ser solidário com Município em relação a absorver possíveis demandas de reações adversas e outras;

b) Apresentação da documentação de liberação da Anvisa ou órgão internacional equivalente, para liberação da Vacina para uso;

c) Posicionamento oficial do Ministério da Saúde e Governo do Estado de que não terão capacidade operacional de oferecer os insumos imunizantes para o público alvo da campanha de vacina lançada pelo Programa de Nacional de Imunização e a sinalização de quais públicos ficarão de fora desta campanha, ainda é necessário uma carta de liberação de responsabilidades fiscais para a absorção deste público pelos municípios;

d) Documento informativo de como serão inseridos nos sistemas de monitoramento e digitação estas vacinas.

Total
0
Shares