bom_apetite_canoinhas

cursos

Ciram alerta para maré alta e alagamentos em Santa Catarina

Avatar photo
As rajadas de vento podem chegar aos 70 km/h, com risco moderado para desastres associados a ventos intensos.

LEIA TAMBÉM

Um ciclone extratropical em alto mar, na altura do litoral do Uruguai e do Rio Grande do Sul, vai atingir os litoral de Santa Catarina, principalmente as regiões mais baixas, entre esta segunda e terça-feira (12 e 13).

De acordo com o Ciram – Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina – há risco de alagamentos e/ou estreitamento da faixa de areia nas praias devido a maré alta.

Este fenômeno será provocado pela influência do vento do quadrante sul, da fase da lua nova (maré de sizígia) e das ondas mais altas no litoral de SC, com picos de 2,5 a 3,0m, mais altos ao sul de Florianópolis e em alto mar.

Os ventos vindos do ciclone (que está posicionado em alto mar) também ocasionam rajadas de vento com moderada intensidade no litoral catarinense.

Segundo a Defesa Civil do estado, as rajadas podem chegar aos 70 km/h, com risco moderado para desastres associados a ventos intensos. A partir de quarta-feira, o ciclone se afasta da costa, em direção ao mar.

A semana segue com predomínio de sol em todo o estado, com pancadas de chuva ocasionais em algumas regiões.