iptu_2024_canoinhas

bom_apetite_canoinhas

Governo adquire por R$ 6,9 milhões prédio de escola em Canoinhas

Avatar photo
O imóvel, que era alugado, passa a ser público.

O Governo do Estado anunciou nesta quinta-feira (16), ter adquirido o prédio onde funciona a Escola de Ensino Fundamental Sagrado Coração de Jesus, em Canoinhas. A confirmação veio em ato realizado na própria escola. O investimento para compra da estrutura foi de R$ 6,9 milhões.

Uma escola que é referência na região

O prédio onde a EEF Sagrado Coração de Jesus funciona há 100 anos é construído em um terreno de quase 15,5 mil metros quadrados. A estrutura possui dois pavimentos e é dividida em três blocos, com 21 salas de aula ao todo.

Atualmente, a escola Sagrado Coração de Jesus atende 1.117 alunos do 1º ao 9º ano. Já o corpo docente é formado por 80 professores, uma supervisora escolar, duas assistentes técnicas pedagógicas, uma administradora escolar e um orientador educacional.

James Luís Brey é o gestor da escola e garante que, pela história e imponência da estrutura, a comunidade solicitava a aquisição do prédio há vários anos.

“Hoje, podemos dizer que o Sagrado Coração de Jesus é realmente público, é das pessoas. Ele era alugado, o trabalho acontecia, mas agora temos a segurança de buscar novos investimentos para qualificar sua infraestrutura, poder atender melhor nossos alunos e dar mais condições de trabalho aos professores”, afirmou.

Histórico da escola

A EEF Sagrado Coração de Jesus foi fundada em 1921 pelas Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora, que ainda eram proprietárias do prédio até a aquisição por parte do Governo do Estado.

Durante seus 100 anos de operação até aqui, a unidade formou alunos desde o Ensino Infantil até a formação de profissionais – entre os anos de 1936 e 1988, funcionou como Escola Normal e ofertava o curso de magistério.

O Estado passou a ofertar o então curso primário na escola a partir de 1953, e em 1974 passou a administrar toda a unidade. A escola atendeu alunos do Ensino Médio até 1999, mas em 2000 foi transformada em Escola de Ensino Fundamental.

Em relação ao ensino, já obteve a terceira melhor nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do 6º ao 9° ano entre as escolas da rede estadual em toda Santa Catarina.

Para registrar os 100 anos de história da EEF Sagrado Coração de Jesus, um acervo cultural está sendo organizado no interior da estrutura da escola. Esta espécie de museu funcionará onde antigamente havia uma capela, construída pelas Irmãs Franciscanas em 1959, e que precisou ser desativada quando a escola passou ao controle do Estado, como conta James Luís Brey.

“Ainda estamos montando este acervo. Lá estão as carteiras que eram utilizadas nos anos 50 e 60, os recursos tecnológicos que haviam na época, troféus e medalhas conquistados por todos os alunos que passaram por aqui, fotos de turmas e baús que as irmãs trouxeram quando vieram da Europa para cá”, completou o gestor.