telemedicina

fesmate

Santa Catarina vai adotar o CPF como número único de identificação

Avatar photo
O uso do número do CPF como numeração do RG eliminará as 27 numerações de RG possíveis hoje no país.

O Instituto Geral de Perícias (IGP) de Santa Catarina vai lançar a carteira de identidade com um único número na próxima quinta-feira (3). A partir de então, o o documento terá apenas a informação do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). O estado será o primeiro do Brasil a colocar o modelo em prática.

O uso do número do CPF como numeração do RG eliminará as 27 numerações de RG possíveis hoje no país, bem como permitirá que no futuro o número único seja a chave para consultas do CPF, RG, CNH, carteira de trabalho, título eleitoral, PIS/PASEP, certificado militar, entre outros. 

A mudança foi aprovada em setembro pelo Senado Federal e deve ser implantada em outros estados. O número de identificação de novos documentos, emitidos ou reemitidos por órgãos públicos ou por conselhos profissionais, será o número de inscrição no CPF.

Por conta das mudanças, o Instituto Geral de Perícias de Santa Catarina (IGP) informa aos cidadãos que de 25 a 29 de outubro o agendamento de horários no site para atendimento presencial estará bloqueado.

Isso porque não haverá atendimento presencial na semana do lançamento da nova identidade de número único para RG e CPF, marcado para o dia 3 de novembro.

A mudança e os respectivos testes de garantia de êxito na implementação ocorrerão entre os dias 1º e 5 de novembro, por isso, nesse período os postos de identificação em todo o estado estarão fechados para a reprogramação dos sistemas atualmente em uso.

Os postos de atendimento só estarão disponíveis para os cidadãos que necessitem buscar seu documento de identidade.

“Para realizar a transição do sistema atual para a plataforma do novo RG será necessário bloquear apenas os agendamentos para atendimento presencial nos dias 3, 4 e 5 de novembro. Quem entrar no site no período de 25 a 29 de outubro para agendar horário de atendimento não vai conseguir”, explicou o perito criminal Fernando Souza.

A partir do dia1º de novembro o sistema de agendamentos no site do IGP já estará liberado ao público. Os atendimentos presenciais para requerer novas carteiras de identidade em Santa Catarina retornarão ao normal a partir do dia 8 de novembro e, a partir desta data, todos os documentos de identificação emitidos em Santa Catarina passarão a ter o número do CPF como chave única.

Os documentos atuais não perderão a validade.

Notícia Anterior

Petrobras anuncia novo aumento da gasolina e do diesel nas refinarias

Próxima Notícia

Casal é preso por suspeita de tráfico no bairro Piedade

VOCÊ VIU?