telemedicina

fesmate

Semana Lixo Zero: canoinhense poderá dar descarte correto de materiais

Avatar photo
Poderão ser descartados eletrônicos, baterias/pilha, lâmpadas, eletrodomésticos e medicamentos vencidos.

O Instituto Lixo Zero Brasil promove nacionalmente a Semana Lixo Zero na última semana de Outubro. O evento é um convite à sociedade para a reflexão sobre o consumo e a responsabilidade pelos resíduos proveniente deste. 

Em Canoinhas, a Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a empresa GR Soluções Ambientais, promove a Semana do Lixo Zero a partir da próxima segunda-feira (25).

É a oportunidade para dar o destino ambientalmente correto a eletrônicos, baterias/pilha, lâmpadas, eletrodomésticos e medicamentos vencidos.

Os materiais coletados terão a destinação ambientalmente correta pela GR Soluções Ambientais.

Este tipo de material que será recolhido não pode ser descartado no lixo comum devido alto poder de contaminação para a natureza.

Os resíduos eletroeletrônicos podem conter substâncias químicas perigosas à saúde e ao meio ambiente, como chumbo, cádmio, mercúrio, berílio. Por essa razão, o descarte incorreto provoca a contaminação do solo e da água, afetando o ecossistema e a saúde das pessoas.

Pilhas e baterias são feitas destes metais pesados. Dependendo da concentração, podem causar, a longo prazo, doenças no sistema nervoso, nos rins, nos ossos, etc. Pode causar inclusive câncer. As lâmpadas, especialmente as fluorescentes, contém mercúrio que é altamente prejudicial à saúde.

Ao descartar os medicamentos no lixo comum, na pia ou no vaso sanitário, você estará contribuindo, mesmo sem saber, com um grave problema de saúde pública. Isso porque eles liberam resíduos químicos que contaminam o solo, os animais, rios, córregos e até mesmo a água que bebemos.

Semana do Lixo Zero em Canoinhas

Das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30

  • De 25 a 29: Praça Lauro Müller – centro
  • Dia 25, segunda: em frente à Igreja São Francisco 
  • Dia 26, terça: Praça João XXIII
  • Dia 27, quarta: Pracinha da Rodoviária
  • Dia 28, quinta: em frente à Igreja Perpétuo Socorro
  • Dia 29, sexta: Marcílio Dias, em frente à igreja católica
Notícia Anterior

Brasil foi disseminador do vírus em países vizinhos e no mundo, aponta Butantan

Próxima Notícia

Alec Baldwin dispara arma cenográfica acidentalmente e mata mulher em set de filmagem