Há exatos 61 anos era oficialmente instituído o 3º Batalhão de Polícia Militar sediado em Canoinhas. O 3º BPM tem suas origens na 3ª Companhia Isolada, instalada em 5 de maio de 1952, pelo então Comandante Geral da Corporação, o Coronel PM João Cândido Alves Marinho e comandada pelo Capitão PM Jubal Coutinho.
A extensa jurisdição atribuída àquela companhia, em 29 de novembro de 1960, levou o Coronel PM Antônio de Lara Ribas, comandante geral da época a transformá-la no 3º BPM, com a denominação de “Batalhão Januário de Assis Côrte”, em homenagem ao tenente coronel PM Januário Cortes, combatente da guerra do Contestado.
Àqueles tempos, municípios como Lages e Caçador, achavam-se sob a circunscrição do 3º BPM.
Atualmente, o Batalhão de Polícia Militar de Canoinhas conta com duas companhias. A 1ª, com sede em Porto União e estendendo-se sobre os municípios de Irineópolis e Matos Costa, e a 2ª companhia, a qual além da sede em Canoinhas atua também nos municípios de Três Barras, Major Vieira e Bela Vista do Toldo onde possui efetivo destacado nos respectivos grupamentos PM.
No domingo (28), houve missa em comemoração aos 61 anos de criação do 3º BPM, a qual foi celebrada na Igreja Matriz Cristo Rei pelo Capelão Tenente Coronel Valdemar Groh.