gripe

Batalhão da PM de Canoinhas comemora 61 anos de criação

Avatar photo
Missa em comemoração ao aniversário de criação do 3º BPM foi celebrada na Igreja Matriz Cristo Rei.

LEIA TAMBÉM

Há exatos 61 anos era oficialmente instituído o 3º Batalhão de Polícia Militar sediado em Canoinhas. O 3º BPM tem suas origens na 3ª Companhia Isolada, instalada em 5 de maio de 1952, pelo então Comandante Geral da Corporação, o Coronel PM João Cândido Alves Marinho e comandada pelo Capitão PM Jubal Coutinho.

A extensa jurisdição atribuída àquela companhia, em 29 de novembro de 1960, levou o Coronel PM Antônio de Lara Ribas, comandante geral da época a transformá-la no 3º BPM, com a denominação de “Batalhão Januário de Assis Côrte”, em homenagem ao tenente coronel PM Januário Cortes, combatente da guerra do Contestado.

Àqueles tempos, municípios como Lages e Caçador, achavam-se sob a circunscrição do 3º BPM.

Atualmente, o Batalhão de Polícia Militar de Canoinhas conta com duas companhias. A 1ª, com sede em Porto União e estendendo-se sobre os municípios de Irineópolis e Matos Costa, e a 2ª companhia, a qual além da sede em Canoinhas atua também nos municípios de Três Barras, Major Vieira e Bela Vista do Toldo onde possui efetivo destacado nos respectivos grupamentos PM.

No domingo (28), houve missa em comemoração aos 61 anos de criação do 3º BPM, a qual foi celebrada na Igreja Matriz Cristo Rei pelo Capelão Tenente Coronel Valdemar Groh.