O comportamento do consumidor neste Natal deve refletir as mudanças desencadeadas pela pandemia. Pesquisa da Fecomércio SC realizada em sete cidades mapeou algumas tendências e a intenção de compras em Santa Catarina.
A data é a mais esperada do ano pelos empresários e movimenta diferentes segmentos do comércio e serviços. “Com parcela considerável da população imunizada e a reaberturas das atividades econômicas o final desse ano e inicio do próximo trazem expectativas positivas para o comércio, principalmente, se compararmos com o cenário do ano anterior”, avalia o vice-presidente da Fecomércio SC, Emilio Schramm.
Preço em primeiro lugar – Neste Natal, 87,6% pretendem realizar pesquisa de preço, alta de 8,3 pontos percentuais (p.p) em relação a 2020. O preço (39,4%) será determinante na escolha do estabelecimento, seguido pela qualidade do produto (26,1%) e atendimento (20,7%).
Cautela nos gastos – Os consumidores devem gastar uma média de R$ 434,36 neste Natal, queda de 3,9% frente a 2020. A possível redução no valor pode estar relacionada às promoções da Black Friday, realizadas em novembro. Em pesquisa da Fecomércio SC, 16% dos consumidores relataram que iriam adiantar as compras de Natal naquele momento.
A pretensão de utilizar o 13º para compras de Natal também vem recuando, segundo levantamento da entidade.
As roupas (35,6%), brinquedos (22,8%) e calçado (15,7%) estão no topo da lista de presentes.
Compra presencial – A maioria dos catarinenses (80,7%) deve comprar em lojas físicas, mas a participação caiu bastante em relação a 2019 (91,2%).
O comércio de rua (56,0%) é o principal destino de compras dos consumidores, no entanto, a Internet avançou e já representa 17,3% da preferência, alta em relação a 2020 (16%) e 2019 (5,4%).


















