telemedicina

Após zerar casos, Canoinhas registra 78 moradores com covid-19

Avatar photo
Aumentou também o número de pacientes com sintomas respiratórios que procuram atendimento médico.

A Secretaria de Saúde de Canoinhas informou nesta quinta-feira (6), que há 78 munícipes com coronavírus. Os casos ativos haviam sido zerados em 23 de dezembro último.

Houve aumento também na procura de atendimento médico de pessoas com sintomas respiratórios. A orientação é que estes pacientes procurem as Unidades Básicas de Saúde, neste caso, as UBS do Centro, Campo da Água Verde, Cohab I e Piedade, visto que as unidades do interior e outras quatro situadas em bairros, estarão fechadas (sem atendimento) até dia 1º de fevereiro em razão de férias coletivas. A UBS da Cohab I, Piedade e de Marcílio Dias estão funcionando em horário reduzido durante o mês de janeiro, com atendimento somente das 7h às 13h.

Em razão de unidades fechadas, horário reduzido e aumento da procura pelas unidades de saúde para atendimento de pacientes com sintomas respiratórios, o tempo de espera pode estar acima do normal.

A secretaria lembra ainda que a UPA 24h utiliza o método de classificação de risco, em que os casos de urgência e emergência recebem atendimento prioritário. Por isso, pode haver demora no atendimento de casos menos graves.

A busca por atendimento na UPA deve ficar limitada aos casos de urgência e emergência.

“Santa Catarina vive um momento de descontrole da pandemia em virtude de um cenário que comunga vários fatores, como por exemplo: flexibilizações do estado, alta circulação de pessoas, principalmente nas cidades litorâneas, festas de final de ano e eventos que geraram aglomerações e não tiveram fiscalização”, apontam pesquisadores.