telemedicina

Covid em Canoinhas: aumento rápido de casos e pacientes intubados com a doença

Avatar photo
A Secretaria da Saúde informou que as Unidades Básicas vão priorizar o atendimento à casos de covid.

Diante da explosão de casos de covi-19 em Canoinhas, a Secretaria de Saúde emitiu nota neste sábado (8), em que solicita que a população procure as unidades de saúde somente para casos de urgência a partir de segunda-feira (10).

O objetivo da medida, segundo a Secretaria, é diminuir o fluxo de pessoas no sistema público de saúde, reduzindo a circulação do vírus da covid-19.

A orientação é que as pessoas “evitem procurar os postos para consultas de rotina e atendimentos eletivos”. O alerta é da secretária interina de Saúde, Rafaeli Maize Zieruth.

Nas últimas 24 horas foram confirmados 40 novos casos da covid no município. Após zerar os casos em dezembro, atualmente Canoinhas está com 168 pessoas com o vírus ativo.

O hospital Santa Cruz está com sete pacientes internados (de Canoinhas e de outros municípios) – três deles estão intubados por conta do agravamento da doença.

A secretaria informou que os postos de saúde vão priorizar casos covid na próxima semana e demais situações de urgência – entre 10 e 14 janeiro.

Lembrando que, por conta de férias coletivas, as unidades de saúde do interior estão fechadas e quatro unidades nos bairros também estarão sem atendimento até dia 1º de fevereiro.

O atendimento está sendo feito nas unidades Central e do Campo, das 7h às 19h, e em horário reduzido nas unidades Cohab I e Piedade, das 7h às 13h. Situações emergenciais poderão ser encaminhadas à Unidade de Pronto Atendimento 24h.

Também neste sábado, vereadores de Canoinhas solicitaram ao poder executivo que reabra a Central de Triagem da Covid-19 e disponibilize boletins diários sobre a situação da pandemia no município, além de outras solicitações por conta do aumento de casos.