A Secretaria de Saúde de Canoinhas recomendou nesta terça-feira (8), que os pais e responsáveis pelas crianças continuem usando a máscara de proteção individual contra o coronavírus.
A orientação está baseada no índice de vacinação nesta faixa etária, pois apenas 42,89 % das crianças entre 5 e 11 anos tomaram a vacina contra a covid-19 em Canoinhas.
Na semana passada, o Governo do Estado publicou decreto 1.769 desobrigando o uso de máscara por crianças entre 6 e 12 anos, incumbindo aos pais ou responsáveis a supervisão da correta utilização.
A Secretaria de Saúde de Canoinhas continua recomendando o uso da máscara e orienta: as famílias das crianças que desejam continuar usando a proteção em ambientes escolares devem ser apoiadas em sua decisão de fazê-lo pela comunidade escolar, mesmo que o seu uso não seja obrigatório.
CASOS EM CRIANÇAS
Nesta semana, o Instituto Butatan compartilhou dados do Ministéro da Saúde, desde o início da pandemia no Brasil, 21.392 mil crianças menores de cinco anos já foram hospitalizadas com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) relacionada à Covid-19 e 1.335 mil morreram, sendo que 875 tinham menos de um ano de vida.
A estatística não deixa dúvidas sobre o grande risco que o coronavírus representa para crianças – que, ao contrário do que se pensava no começo da pandemia, também desenvolvem a doença grave e podem morrer.