Segundo o boletim divulgado pelo Governo do estado na quarta-feira (2), há 16.357 mil catarinenses com covid-19 no momento e em fase da transmissão da doença.
Esses são casos confirmados, sendo que o número pode ser maior tendo em vista que os assintomáticos (que não apresentam sintomas), podem estar transmitindo a doença sem saber.
A transmissão do novo coronavírus ocorre muito cedo, especialmente nos primeiros três dias antes do início dos sintomas. O grau máximo de transmissão viral tem início de cinco a oito horas, antes mesmo da manifestação do primeiro sintoma. É por isso que tanta gente adoece e não sabe o motivo.
O número de casos ativos registrou uma diminuição de 1.239 e há 16 óbitos a mais em relação ao último boletim. Aos casos confirmados se somaram 2.131, enquanto a estimativa de recuperados subiu 3.354.
Desde o início da pandemia, 21.399 óbitos foram causados pelo novo coronavírus. Com isso, a taxa de letalidade é de 1,32%.
Atualmente, a regional de saúde com mais casos ativos proporcionalmente à população é a Oeste.
Dos 1.029 leitos de UTI Adulto existentes pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Catarina, há 766 ocupados, sendo 191 por pacientes com confirmação ou suspeita de Covid-19. A ocupação é de 74,4%.