Por Volta das 16h40 desta segunda (30), o Corpo de Bombeiros foi acionado para salvamento/resgate de um cão que havia caído em um barranco na Rua José Samuel Schimdt, no bairro Alto da Tijuca, em Canoinhas.
No local foi constatado que uma cadela havia caído em uma vala de difícil acesso, com cerca de 10 metros de profundidade e 80 centímetros de largura.
Após análise inicial e avaliado riscos potenciais envolvidos, observou-se necessidade de utilização de equipamentos para salvamento em altura.
Foi então preparado dois pontos de ancoragem com toda segurança necessária, disponibilizando duas linhas, sendo uma de segurança para o trava quedas e a outra para os demais equipamentos de resgate: (utilizando cinto tipo alpinista, capacete, mosquetão, ascensor de mão, descensor antipânico, cintas).
Após ser efetuada a descida, o regatista teve acesso ao animal, fazendo utilização de cabo para amarrar e preparar para retirá-lo da vala. Foi utilizado uma amarração meia espalda diminuindo assim os riscos de lesão e na sequência feito a ascensão da cachorra e logo a subida do regatista, finalizando o resgate com sucesso.
O animal foi deixado sob os cuidados da proprietária do imóvel e acionado uma ONG para futuros cuidados.
Os Bombeiros salientaram que as técnicas utilizadas são ministradas em treinamentos de resgate em altura, regidos pela 9° Batalhão Bombeiros de Canoinhas.