Com registro de -5,37 ºC (negativo) em Urupema, no Planalto Sul, a madrugada desta sexta-feira (20) foi a mais fria do ano em Santa Catarina, com o centro da massa de ar frio sobre o Estado catarinense.
Em Canoinhas, os termômetros marcaram -1,31 ºC negativo), e ainda estamos no Outono. Apesar do frio intenso, pode-se dizer que os canoinhenses estão acostumados com temperaturas baixas.
Em se tratando de recorde de frio, Canoinhas ocupa a 2ª posição das cidades catarinenses que registraram a temperatura mais baixa do estado nos últimos 59 anos.
Em 2011, boletim elaborado pelo Ciram, órgão que monitora o tempo no Estado, já apontava que a média de temperatura mais baixas em São Catarina eram de Irineópolis, Campo Alegre e Canoinhas, todas no Planalto Norte, e sequência a de São Joaquim, no Planalto Sul.
Porém nada se compara ao dia 7 de agosto de 1963, quando a mínima registrada em Canoinhas “foi de batê os quexo“, com -12 ºC (negativo).
Outra cidade que registrou frio recorde foi Caçador, no Meio-Oeste do estado, com -14 ºC no dia 11 de junho de 1952.
No planeta, a menor temperatura registrada foi de -88,5 °C (negativo) em Vostok, estação russa na Antártida, em 24 de agosto de 1960. Em 1983, a estação bateu o próprio recorde, quando registrou −89,2 °C (negativo) em 21 de julho.
MAIS FRIO
As temperaturas continuam bem baixas no Estado, devido a massa de ar polar em Santa Catarina no sábado (21), deslocando-se para o oceano no domingo (22).
No sábado (21) previsão de geada ao amanhecer nas áreas altas do Oeste aos Planaltos, com mínima de -1 °C a 4 °C, chegando a -5 °C no Planalto Sul, e geada isolada no Alto Vale do Itajaí e Florianópolis Serrana.
No domingo (22) condição de geada nas áreas altas do Meio-Oeste, Planalto Sul e Planalto Norte, com mínima de 0 °C a 4 °C.
Os dados são do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram).