A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) comunicou com pesar o falecimento do professor aposentado Osvaldo Vitorino Oliveira, carinhosamente apelidado de Totico, ocorrido na madrugada deste sábado, 10 de dezembro, aos 79 anos, completados no último dia 19 de novembro.
Oliveira era um conceituado especialista em infectologista e foi professor desta disciplina na UFSC, por muitas décadas.
Natural de Canoinhas, era neto de Oswaldo de Oliveira, que foi médico da Lumber e intendente distrital de Três Barras. Graduou-se em medicina pela UFSC em 1969 e fez mestrado em Saúde Pública na Universidade de São Paulo em 1976.
De acordo com o filho, Osvaldo Faria de Oliveira, seu pai passou mal no último sábado (3), foi operado às pressas na quinta-feira, porém hoje não resistiu.
A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina também emitiu nota de pesar. O Dr. Osvaldo Vitorino de Oliveira foi diretor no Hospital Nereu Ramos, onde foi pioneiro no diagnóstico e tratamento de casos de HIV no Hospital Nereu Ramos. Também atuou na Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE).
No início da pandemia, Oliveira foi coordenador das medidas de prevenção à Covid no estado.
“Inspirador de médicos e médicas para seguir a Infectologia. Totico para os amigos; médico e ser humano excepcional! Descanse em paz Dr. Osvaldo! Seu legado é imenso!”, postou uma amiga nas redes sociais.