A Secretaria de Educação de Canoinhas emitiu um comunicado sobre a tragédia ocorrida em uma creche em Blumenau, na manhã desta quarta-feira (5), onde quatro crianças foram brutalmente mortas. “A educação está em luto nesse momento”, diz a nota, “e se solidariza com as famílias que estão passando por esse momento terrível”.
O comunicado também informa sobre o intuito de zelar pela segurança de nossas crianças, cujo assunto já foi levantado em todas as assembleias de pais.
“A prefeitura já iniciou um processo de licitação para colocar fechaduras eletrônicas em todos os CEIs e escolas municipais, porém até lá os portões permanecerão fechados”. A decisão para fechaduras eletrônicas e o processo de licitação já havia sido tomada anteriormente, não tendo ligação com o ataque de hoje.
Como não há funcionários disponíveis para ficar fazendo a abertura o tempo todo, cada diretor irá se organizar e divulgar os horários em que haverá um funcionário para abrir e fechar o portão. Caso cheguem com a criança em horário diferente, a direção irá disponibilizar um número de celular para que liguem e aguardem abertura.
Também no início da tarde, o comando do 3º BPM de Canoinhas informou que está com todo seu efetivo nas ruas, para maior segurança das unidades escolares.
Alguns municípios cancelaram as ativides escolares nesta quarta-feira, após o ataque a creche em Blumenau. Em Canoinhas, as escolas estaduais e municipais seguem com aulas normais. Uma entrevista coletiva com o governo do Estado, a Polícia Civil e a Polícia Militar será realizada às 15h de hoje para detalhar as últimas informações da investigação. Em relação a outros ataques planejados, as forças de segurança afirmam que a informação é falsa.
“Foi um caso isolado e várias informações sem fundamento têm circulado com desinformação sobre o caso”, diz o governo estadual em nota.