Na quarta-feira (12), policiais militares deslocaram-se até a distrito de Marcílio Dias, em Canoinhhas, onde um homem havia matado o cachorro do vizinho a tiros. No local, os policiais conversaram com o solicitante, o qual relatou que havia soltado seu cachorro da corrente, para deixá-lo livre por algum tempo, e voltou a trabalhar na obra que está realizando no local.
Alguns minutos depois, ouviu dois disparos vindo do terreno vizinho, como também visualizou a fiação elétrica do poste balançar. Em seguida avistou seu cachorro morto próximo a cerca, para dentro do terreno do vizinho, que fica do outro lado da rua.
Os policiais avistaram uma colheitadeira saindo do terreno do suspeito, conduzida por ele, que foi abordada. Ao ser questionado, ele confirmou ter matado o cachorro a tiros, pois estava cansado de ter seus animais mortos por cachorros.
O homem indicou onde estaria a arma utilizada na ação, uma espingarda Boito, cal 12, municiada, com uma munição (que estava deflagrada), que foi apreendida.
A guarnição foi até o local onde o cachorro estava, confirmando que havia marcas de disparo de arma em seu corpo, o qual já estava em óbito. Diante dos fatos, foi dado voz de prisão ao homem, o qual foi conduzido e entregue na delegacia de Polícia Civil de Canoinhas.