O município de Serafina Corrêa, a cerca de 220 quilômetros de Porto Alegre, tentará bater um curioso recorde nacional na manhã deste sábado (3): o de maior pizza já feita em solo brasileiro. A meta? Dobrar as marcas do recorde anterior, também do Rio Grande do Sul, e fazer uma pizza com mais de 320 quilos. As fatias serão distribuídas à população.
Os ingredientes: 150 quilos de massa, 40 quilos de molho de tomate, 120 quilos de queijo mussarela ralado, 100 quilos de calabresa fatiada e cerca de quatro quilos de manjericão.
De acordo com o Instituto Rank Brasil, que estará presente para homologar o processo e ratificar a nova marca, o recorde atual pertence à Associação das Pequenas Indústrias de Laticínios do Rio Grande do Sul, em Esteio.
A pizza pesava 167,1 quilos, media 3,46 metros de diâmetro e que foi assada em fogo-de-chão. A marca foi estabelecida durante a Expointer 2019, quando cerca de duas mil fatias da pizza de cinco queijos foram distribuídas entre os visitantes.
O novo desafio, promovido pela Associação Comercial Industrial e Serviços de Serafina Corrêa e pela prefeitura municipal, será registrado a partir das 6h de sábado (3) na Praça Central do município do Norte do estado, local conhecido como Piazzetta San Marco. Durante o evento, também será lançado o Festipizza, festival anual que acontece em julho no município.
O responsável por essa deliciosa e desafiadora obra culinária será o renomado chef Igor Cândido, bicampeão brasileiro da Copa Brasileira de Pizzas e representante do Rio Grande do Sul nos campeonatos mundiais de pizza em Las Vegas e na Itália que acontecerá em 2024.
O chef, que é dono de uma pizzaria delivery com duas filiais, localizadas em Canela e Gramado, na serra gaúcha, também esteve presente no recorde anterior, em 2019. Dessa vez, para suportar os mais de 320 quilos projetados pela pizza, foi montada uma estrutura metálica com os sete metros de diâmetro projetados para a iguaria, que ficará posicionada sobre 18 fogareiros a gás.