Quem trabalha com construção civil ou está fazendo uma obra já sentiu a diferença: caiu pela metade o tempo de espera pela conclusão de processos junto à Secretaria de Planejamento do Município de Canoinhas.
“Estamos fazendo gestão. Em seis meses foram concluídos mais de 270 processos – quatro vezes mais que os realizados no segundo semestre do ano passado”, afirma a prefeita Juliana Maciel.
Entre janeiro e junho deste ano entraram 296 processos de consulta prévia, alvará, habite-se e regularização na prefeitura e foram concluídos 275.
Entre agosto, mês da implantação do protocolo on-line de projeto, e dezembro do ano passado, canoinhenses ingressaram com 212 solicitações no setor de planejamento da prefeitura e apenas 67 processos foram concluídos. O tempo para análise de projeto será ainda menor:
“Ano passado o empreendedor demorava até 90 dias para conseguir a análise e agora estamos devolvendo os projetos com 45 dias de tramitação interna, sem contar ajustes técnicos e tempo de retorno por parte dos profissionais. Nossa meta é chegar em 30 dias”, garante o secretário de Planejamento, o arquiteto e urbanista, Rafael Rottili Roeder.
Segundo Roeder, o novo analista de projetos, engenheiro civil Leandro da Silva Nizer, que está sempre pronto a atender os profissionais e esclarecendo as dúvidas no processo de aprovação, aliado com estabelecimento de fluxos de trabalho com cronograma e prazos pré-definidos estão tornado a Secretaria de Planejamento mais ágil.














