Beto Passos, ex-prefeito de Canoinhas, réu da 9ª fase da Operação Et Pater Filium, chamada Maus Caminhos, e que responde ao processo em liberdade por conta de uma delação premiada, pode voltar a trabalhar como locutor de rádio, profissão que exercia antes de aventurar-se na política.
Nos bastidores, a informação que corre é membros do Partido dos Trabalhadores (PT), de Canoinhas, entre eles Andrey Watzko e João Grein, teriam feito o convite à Passos.
O invitamento também teria vindo da diretoria da Rádio Nativa de Canoinhas, pelo seu diretor, Sérgio Moreira. Passos ficou de pensar na proposta e dar uma resposta nos próximos dias. Será uma volta do ex-prefeito ao PT?
CONTRAPONTO – A coluna fez contato com a Rádio Nativa para confirmar a informação. Sérgio Moreira optou por não se manifestar sobre nosso questionamento. Não confirmou, mas também não negou. Já Andrey Watzko, presidente da associação mantenedora da Nativa FM, disse apenas que “amanhã (22) faremos uma reunião para tratar sobre o assunto noticiado”.
Juliana Maciel pode ir para o PL
Outro convite, desta vez direcionado à prefeita Juliana Maciel Hoppe (PSDB), promete mexer no cenário político canoinhense.
Não é novidade que Juliana está há tempo sendo cobiçada pelo Partido Liberal (PL), tanto a nível nacional como estadual, para ser a representante da sigla em Canoinhas. Recentemente, o convite foi reforçado pela deputada federal Carol de Toni – quando a prefeita esteve em Brasília cumprindo agenda – e pelo governador Jorginho Mello.
O PL vem se movimentando para aglutinar várias lideranças dentro da sigla e, assim, construir a unidade da direita local. A intenção é devolver a credibilidade ao partido em Canoinhas.
No cenário político, Juliana Maciel é vista como uma mulher jovem e forte, que faz uma política limpa. Sendo a primeira mulher prefeita de Canoinhas e a mais jovem de todos os tempos em Santa Catarina, Juliana está chamando a atenção pela maneira como está, aos poucos, colocando em ordem uma prefeitura que foi manchada pela corrupção.
Questionada, a prefeita diz que está estudando a possibilidade. “Vamos analisar o cenário, conversando com a nossa base, para lá frente tomarmos uma decisão”, disse, reforçando que o seu objetivo maior agora é dialogar com as forças políticas e sociais de Canoinhas para a construção de um projeto para unir e reconstruir a cidade, além de ir “em busca de recursos e de soluções para que possamos melhorar cada vez mais os serviços oferecidos à população”.
Agenda em Brasília
Há cerca de duas semanas, a prefeita de Canoinhas esteve em Brasília, onde buscou apoio de deputados e senadores no Congresso Nacional. Juliana cumpriu agenda na Confederação Nacional de Municípios (CNM), no Ministério do Desenvolvimento Social, Secretaria Nacional de Habitação, Fundo da Educação, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e Ministério da Agricultura.
No Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), a prefeita garantiu que seja revisto o calendário de plantio de soja em Santa Catarina, onde uma portaria, editada em julho, inviabilizaria a chamada “safrinha” de pequenos agricultores. A medida do Governo Federal, que reduziu para 100 dias o plantio, traria grande prejuízo aos produtores rurais da nossa região.
Inauguração
No sábado (19), inaugurou oficialmente em Canoinhas a filial da Bortoluzzi Sementes & Cereais, empresa com mais de 60 anos de atividades, com sede em Xanxerê, que instalou uma unidade de comercialização de insumos no município.
As tratativas tiveram início em abril deste ano, por meio do deputado estadual Marcos Vieira. Vieira havia confirmado a instalação de uma Central de Distribuição em Canoinhas no último dia 29 de março, quando a prefeita Juliana Maciel e a vereadora Zenilda Lemos, estiveram no gabinete do parlamentar em Florianópolis.
A Bortoluzzi vai funcionar na Avenida dos Expedicionários, onde antes funcionava empreendimento do ramo do tabaco.
Inovação
A atuação do Governo de Canoinhas na área tecnológica foi premiada na última quinta-feira (18), onde Juliana Maciel recebeu o título de prefeita inovadora durante o 6º Congresso Catarinense de Cidades Digitais e Inteligentes.
O reconhecimento vem pelo programa Canoinhas Mais Tech, lançado em junho deste ano. A iniciativa é da Prefeitura Municipal de Canoinhas, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com o SENAI/FIESC.
Canoinhas é o terceiro município de Santa Catarina a receber o programa. Somente Joinville e Florianópolis participaram até o momento.