O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) vai rever o calendário de plantio de soja em Santa Catarina. A informação é da prefeita de Canoinhas. Juliana Maciel está em Brasília, onde entregou pessoalmente ao Mapa, moção regional cobrando alterações no prazo da semeadura da soja para a safra 2023/2024.
“Ontem no fim do dia já recebemos a confirmação do Ministério da Agricultura que a portaria para o plantio da soja vai ser revista, sim, para o Estado de Santa Catarina. Valeu a pena todo o nosso empenho, a nossa mobilização e ter vindo à Brasília entregar a nossa moção pessoalmente para receber esta notícia”, comemora Juliana, que ainda cumpre agenda em Brasília.
Portaria n° 840, editada no dia 7 de julho pelo Ministério da Agricultura, proíbe que produtores plantem o grão depois do dia 29/12 no território catarinense. Este calendário, no entanto, inviabilizaria a chamada “safrinha” de pequenos agricultores.
Canoinhas então iniciou mobilização regional com produtores rurais, representantes dos municípios e a cadeia produtiva para pressionar a alteração desta portaria. A moção também foi encaminhada via Amplanorte aos deputados e senadores.
Uma nova portaria regionalizando o calendário de plantio do grão, tornando os prazos mais elásticos para o estado, deve ser publicada pelo Ministério da Agricultura nos próximos dias. A expectativa é que a janela seja ampliada para 140 dias.
“Vamos embora extremamente felizes. Contem conosco para defender o nosso agricultor e produtor porque queremos ver a nossa agricultura cada vez mais forte”, destaca Juliana.