Nesta sexta-feira (18), a formação de um ciclone extratropical entre o litoral da Argentina e o sul do Rio Grande do Sul faz com que os ventos soprem de norte em Santa Catarina, virando de oeste ao longo do dia.
Nas áreas em amarelo do mapa, a velocidade média do vento deve ficar entre 20 e 35 km/h, mas as rajadas podem superar os 70 km/h, o que configura risco moderado para ocorrências como queda de galhos e árvores, destelhamentos e danos na rede elétrica.
“A frente fria avança primeiro pelas regiões: Oeste, Meio-Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, provocando pancadas de chuvas com trovoadas no período da tarde. Já no final do dia e começo da noite pega a região da Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e o Norte, provocando a mesma condição. Além de raios a previsão indica ventanias que podem passar dos 60 km/h e as temperaturas acabam diminuindo. No sábado a tendência é de melhora no tempo”, informou o meteorologista Marcelo Martins.
Nas áreas em verde (imagem acima), o vento médio varia entre 15 e 25 km/h e as rajadas devem ficar entre 50 e 65 km/h, sendo baixo o risco para ocorrências.
Segundo a meteorologia da Defesa Civil do Estado a sexta começa abafada e o calor se intensifica ainda mais antes das chuvas. No Oeste, Litoral Sul e Litoral Norte, as máximas podem chegar em torno de 34°C.
O sábado (19) ainda inicia com tempo instável em boa parte de Santa Catarina, mas a partir da tarde uma massa de ar seco e frio estabiliza o tempo no Grande Oeste e o sol volta a aparecer.
As madrugadas serão frias, sobretudo a de doming (20), quando as temperaturas mínimas voltam a ficar negativas na Serra, com formação de geada.


















