festival

Quase uma tonelada de carnes são apreendidas em mercados no Norte catarinense

Avatar photo
Os produtos considerados impróprios para o consumo serão destruídos conforme a legislação vigente. 

Uma fiscalização conjunta de rotina, em ação conduzida pelo Ministério Público de Santa Catarina nesta semana, apreendeu 971,5 quilos de produtos de origem animal impróprios ao consumo humano. Entre os produtos estão carnes bovinas, suínas e de frango, salsichas e linguiças. 

Salsichas e linguiças imprópria para consumo foram apreendidas — Foto: Ministério Público de Santa Catarina / Divulgação

A ação foi realizada em quatro mercados de Garuva, no Norte de SC, que comercializam produtos de origem animal. 

A ação, segundo o MPSC, teve como objetivo verificar as condições de manejo e acondicionamento dos alimentos e dar orientação aos proprietários dos estabelecimentos.

A ingestão de produtos de origem animal impróprios ao consumo pode ocasionar sérios problemas à saúde dos consumidores, provocando doenças como salmonelose, gatroenterites, toxinfecções alimentares, teníase, cisticercose (que pode levar à morte), toxoplasmose, câncer e alterações hormonais. 

De acordo com o Promotor de Justiça Marcelo José Zattar Cota, titular da Promotoria de Justiça da Comarca de Garuva, “os alimentos foram recolhidos pois estavam sem as identificações exigidas pela legislação e armazenados em disposição contrária ao do fabricante, a exemplo de carne congelada, que deveria estar resfriada, o que descaracteriza as propriedades do alimento”. A partir de agora, será instaurado um inquérito civil. A multa, para cada quilograma de produto apreendido é de R$ 60 reais.

Os produtos considerados impróprios para o consumo serão destruídos conforme a legislação vigente. 

A ação contou com o apoio da Vigilância Sanitária do Município de Garuva (Visa), do Sistema de Inspeção Municipal (SIM), da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC), da Polícia Militar Ambiental, da Polícia Militar e de representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). 

Para denunciar irregularidades encontradas em estabelecimentos comerciais, o cidadão deve entrar em contato com a Promotoria de Justiça mais próxima ou com a Vigilância Sanitária do município em que reside.