Na terça-feira (29), o Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) publicou uma Resolução, com 37 pontos, sobre as eleições em 2024, para prefeitos(as) e vereadores(as). Um dos ítens proíbe qualquer tipo de apoio a candidatos e candidatas identificados com o projeto bolsonarista.
Aponta que as eleições municipais de 2024 acontecerão em um contexto histórico, em que é preciso fortalecer o PT e a esquerda brasileira, e ter um cuidado especial com os pequenos municípios, com o objetivo de garantir a retomada e a constituição de bancadas.
A reeleição de Lula é mencionada em pelo menos três pontos. Logo no primeiro tópico, o partido sustenta que “as eleições municipais de 2024 demarcam um momento estratégico para a construção de uma sólida aliança popular e democrática que promova a recondução do Governo Lula em 2026.”
Em outro ponto, o PT afirma que o “nesse terceiro governo Lula, prepara as bases não apenas para um quarto governo Lula, cuja eleição de 2024 é um momento essencial, mas deve buscar consolidar um amplo bloco de alianças na sociedade”.
Já em outro ítem, o partido fala em “promover a mobilização social no maior número possível de municípios para a construção política de muitas vitórias eleitorais para mudar a realidade das cidades e localidades, contribuir com as transformações necessárias no país, para reeleger Lula em 2026″.
“O PT deve liderar esse processo de construção”, diz a Resolução, que também afirma que as eleições municipais em 2024 são um campo de batalha especial e decisivo para ampliar a presença física e orgânica do partido nos municípios.
O documento termina afirmando que é preciso, desde já, organizar a batalha político-eleitoral, definindo as candidaturas majoritárias, construindo alianças potentes e elaborar programaticamente cada município brasileiro para reeleger Lula em 2026.