Apesar de a chuva ter dado trégua, o número de pessoas desalojadas continua subindo em Canoinhas. Segundo a Secretaria Municipal de Assistência Social, 465 pessoas deixaram suas residências. “O rio continua subindo e auxiliamos na mudança de mais 13 famílias somente nesta sexta”, afirma a prefeita Juliana Maciel.
O nível do Rio Canoinhas chegou a 8,75 metros e continua em estado de emergência. Em Canoinhas, 100 pessoas estão em abrigos públicos municipais. Cinco locais estão recebendo famílias que foram atingidas pela enchente.
Mais de 100 animais estão em abrigo público. A prefeitura está recebendo pets somente das famílias que estão em abrigos mantidos pela prefeitura. Eles estão sendo levados para o Estádio Ditão, que foi fechado para o público e vai abrigar temporariamente os animais das famílias que estão desalojadas por causa da enchente.
Suspensão das aulas e atendimento médico
A Secretaria de Saúde de Canoinhas está suspendendo o atendimento médico na próxima semana no interior em virtude da dificuldade de acesso às comunidades. Pelo mesmo motivo, a Secretaria de Educação suspendeu por tempo interdeterminado as aulas no meio rural.
Os alunos da rede municipal que estudam em unidades escolares rurais serão atendidos com aulas remotas, sem prejuízo ao ensino-aprendizagem.
Doações
A prefeitura iniciou campanha de arrecadação de donativos para as famílias atingidas pela enchente e que estão nos abrigos públicos. Podem ser doados os seguintes itens de alimentação e higiene pessoal: óleo, arroz, feijão, macarrão, bolacha, trigo, leite, frango, café, filtro de café e margarina. Sabonete, escova de dente, pasta de dente, absorvente e xampu.
As doações podem ser feitas no Mercado Público Municipal ou então no 3º Batalhão de Polícia Militar.
As doações de suprimentos para os pets estão sendo recebidas no Mercado Público Municipal. A prefeitura salienta que não recebe PIX em hipótese alguma.