saude

bom_apetite_canoinhas

Amor além da vida: Cãozinho visita túmulo do tutor todos os dias no RS

Avatar photo
Ademar Seidel morreu em 2020. Inseparável, o vira-lata nunca deixou de visitar o túmulo do amigo.

LEIA TAMBÉM

Whatsapp Emecar Canoinhas

Todos os dias, o vira-lata Branquinho vai até o cemitério de Santa Clara do Sul para visitar seu amigo. Ademar Seidel faleceu em 2020, mas o cãozinho inseparável não deixou de acompanhá-lo.

Branquinho foi criado pela família de Ademar em Sampainho, interior do município que fica a 130 km de Porto Alegre. Conhecidos por serem uma “dupla inseparável”, o vira-lata já ajudou a salvar o tutor, após um ataque de um touro.

“Eu tava dentro de casa e não podia ajudar ele. Aí o cachorrinho viu e foi lá, e deu uma pancada no boi”, conta a viúva, Clair Seidel. Ademar conseguiu se levantar e escapar com o cachorrinho. A partir daí, Branquinho virou herói.

Clair Seidel e Branquinho — Foto: RPC/Reprodução/Canoinhas Online

Branquinho tem cerca de 15 anos, segundo Clair, e sentiu a falta de Ademar logo após a morte. A família vendeu um trator que pertencia ao tutor, porém Branquinho seguiu atrás da máquina.

“Logo quando nós pegamos o trator, ele veio junto. Ele ficou aqui três dias deitado aqui no galpão. Quando fomos experimentar o tratorzinho na horta, ele foi correndo atrás,” fala a vizinha Anelise Bitdinger.

Mas o que a família não imaginou era que a saudade do cão iria levá-lo até o cemitério onde seu tutor foi sepultado.

“Toda manhã, mesmo horário, ele vai estrada abaixo. Ele vai em cima do túmulo e fica olhando a foto dele,” fala Clair.

No alto do túmulo, o vira-lata passava horas ao lado da foto do tutor. Após as visitas ao local, Branquinho voltou a ter uma rotina.

Atualmente, quem o acompanha é Fabiano, genro de Ademar. “Ele já me espera de manhã lá no portãozinho pra eu correr junto,” diz.

Quanto às visitas ao túmulo, “é uma demonstração de amizade que nem sempre os humanos conseguem entender”, diz Fabiano. “É amor além da vida!”

*A reportagem é de Cristiano Dalcin, da RBS TV, e foi exibido esta semana no programa Mais Você, de Ana Maria Braga.