saude

Moradora de rua passa em 1º lugar em vestibular de Universidade no Paraná

Avatar photo
Para estudar, jovem usava um celular e utilizava o wi-fi da rodoviária local.

LEIA TAMBÉM

Em uma história comovente de perseverança e determinação, Vanusa Jaqueline dos Santos, uma jovem órfã de 21 anos que enfrentava a dura realidade das ruas, conseguiu alcançar o extraordinário feito de conquistar o primeiro lugar no vestibular da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Vivendo em condições precárias e sustentando-se através da venda de paçocas, Vanusa não permitiu que as adversidades a impedissem de perseguir seus sonhos.

Ela perdeu a mãe quando tinha apenas 11 anos, em um acidente de carro em Santa Catarina. Cinco anos depois perdeu o pai, vítima de câncer. Vanusa chegou a morar um tempo com os avós, mas depois que o pai morreu, ela foi para as ruas.

Desde 2022 vivia em abrigos e buscava conciliar os estudos na rotina que tinha.

Com determinação, ela economizou parte do dinheiro arduamente ganho com a venda de pacoça para adquirir um celular, transformando a rodoviária da cidade no seu local de estudo, onde acessava a internet via wi-fi.

A jovem agora está prestes a iniciar sua jornada acadêmica no curso de Letras na modalidade de Educação à Distância (EaD), um passo significativo em direção ao alcance de seus objetivos.

A comovente história de Vanusa ganhou notoriedade, e a comunidade se mobilizou para oferecer apoio. Após a repercussão do caso, muitas pessoas contribuíram financeiramente, proporcionando a Vanusa a oportunidade de deixar a vida nas ruas. Com o auxílio recebido, ela conseguiu alugar um quarto no centro da cidade.

A jovem contou com o apoio crucial da psicóloga do Centro POP, que cobriu sua taxa de inscrição para o vestibular da UEPG.

A comunidade continua a se unir em apoio a essa jovem, mostrando que, mesmo diante de circunstâncias desafiadoras, o poder da resiliência e da solidariedade pode criar oportunidades transformadoras.