Brasileiro comanda o 1º transplante de rim de porco para paciente vivo

Avatar photo
O paciente escolhido foi um homem de 62 anos, negro, com doença renal em estágio avançado.

LEIA TAMBÉM

O médico brasileiro Leonardo Riella comandou o primeiro transplante de rim de um porco geneticamente modificado para um paciente humano vivo. A cirurgia inédita foi realizada em um hospital em Boston, nos Estados Unidos, onde o médico atua. O anúncio aconteceu nesta quinta-feira (21).

Leonardo Riella, médico que coordenou o primeiro transplante de rim de porco em um homem vivo — Foto: Reprodução/Massachusetts General Hospital

O transplante de órgãos suínos em pessoas é estudado há décadas pela semelhança entre os órgãos dos animais e dos humanos. No entanto, o maior desafio era a resposta do sistema imunológico, que poderia rejeitar o tecido estranho.

No processo, foram retirados genes suínos que prejudicavam a resposta do corpo humano e foram acrescentados genes humanos. Além disso, os cientistas inativaram retrovírus endógenos suínos no doador para eliminar qualquer risco de infecção.

Essa é a primeira vez que um transplante desse tipo foi feito em um paciente vivo. Antes, em 2021, uma equipe de Nova York havia conduzido procedimento semelhante, como parte de uma pesquisa, em uma pessoa que tinha tido morte cerebral.

A cirurgia realizada no Massachussets General Hospital, que durou cerca de quatro horas, é um marco para a medicina e representa um avanço para milhares de pessoas que aguardam por um transplante de rim. Segundo a equipe médica, o paciente se recupera bem.

Paciente fazia diálise havia sete anos

O paciente escolhido foi Richard “Rick” Slayman, 62 anos, negro, com doença renal em estágio avançado.

Segundo os médicos, ele vive com diabetes tipo 2 e hipertensão e fazia diálise havia sete anos. Ele chegou a receber um transplante de um rim de outra pessoa em 2018, mas o órgão falhou cinco anos depois e, em 2023, ele voltou a depender de diálise.