tres_barras

refis

Rota das Capelas em Canoinhas recebe turistas estrangeiros

Avatar photo
A rota inclui visita a três capelas e ao presépio animado da família Friedrich.

LEIA TAMBÉM

Rio da Areia do Meio e Pinheiros, no interior de Canoinhas, guardam três capelas que são verdadeiras obras de arte que retratam a fé e cultura de cada comunidade. No final do mês passado, pela primeira vez os templos receberam turistas estrangeiros que percorreram a Rota das Capelas.

Moradores do Chile, Colômbia e Equador, além de brasileiros, fizeram o tradicional passeio turístico. Neste passeio, também foi visitada a capela de Aparecida, no bairro Piedade.

“Tem muita cultura religiosa. As capelas são muito bonitas e bem conservadas e não somente as capelas, mas as comunidades eclesiásticas são bastante dinâmicas e acolhedoras, muito fervorosas”, disse o turista colombiano Jorge Ivan Botero Arango ao portal JMais.

Durante o passeio, os visitantes conheceram um pouco mais sobre a cultura da região e a arquitetura das capelas antigas de madeira, vivenciando um dia no campo junto de famílias que amam sua terra com muitas histórias para contar.

A rota inclui visita a três capelas, ao presépio animado da família Friedrich, com três refeições inclusas (café da manhã, almoço e café rural de encerramento, com vários pratos regionais) e venda de produtos coloniais.

“Parabenizo o Brasil porque sua organização é muito boa. Há muita ordem e isso mostra muito bem a cultura de seu país”, afirmou a turista equatoriana Martha Garcia Jaramillo, em entrevista ao Portal JMais.

Fruto de um trabalho desenvolvido em parceria entre a Prefeitura de Canoinhas, Epagri, Associação Canoinhense de Turismo Rural (Acatur) e comunidades envolvidas, a Rota das Capelas oferece um passeio tranquilo, familiar e divertido, com gastronomia rural diversificada.

“A riqueza arquitetônica, gastronômica e cultural tanto da Rota das Capelas, quanto da Rota do Salto são orgulho para nós canoinhenses”, destaca o diretor de turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Turismo, Marcelo Tokarski. Ele ainda complementa: “estamos trabalhando para apoiar as rotas já existentes e, também, para lançar mais uma ou duas rotas em Canoinhas. Potencial tem, só falta organizar, capacitar e criar uma governança para gerenciá-las. As parcerias com as entidades públicas e empresariais são fundamentais nesse processo”.

Como fazer o passeio

O passeio na Rota das Capelas só funciona em grupos, com guiamento, em datas definidas (ou pré-agendadas). Ele inclui: transporte (ônibus ou microônibus), três refeições e as visitas nas capelas e no presépio animado. É um passeio bacana para todas as idades! Sai de Canoinhas, próximo à prefeitura, entre 7h50 às 8h15 e retorna entre 18h a 19h. Agendamentos podem ser feitos pelo contato 4799996-2358.

O tradicional passeio turístico recentemente passou por reestruturação pelo Sebrae, em parceria com a ACIC, ACATUR e IGR Caminhos do Contestado. A rota conta também com o apoio da prefeitura.

Notícia Anterior

POLÍTICA
Todos os meses, 500 crianças são abusadas sexualmente em SC, diz deputado

Próxima Notícia

MOBILIZAÇÃO
Defesa Civil e Corpo de Bombeiros unem forças no combate à dengue em SC

VOCÊ VIU?