tres_barras

refis

Defesa Civil e Corpo de Bombeiros unem forças no combate à dengue em SC

Avatar photo
As ações tem o objetivo de conscientizar a população no combate ao mosquito Aedes aegypti. 

LEIA TAMBÉM

Em uma ação integrada, a Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SDC) e o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) realizam nesta sexta-feira (12), uma mobilização de combate à dengue. As ações tem o objetivo de conscientizar a população no combate ao mosquito Aedes aegypti

A Defesa Civil colocou à disposição o Centro de Monitoramento e Alerta para enviar mensagens por SMS do número 40199, com o intuito  de alertar a população no combate à doença. A ação teve início na manhã desta quinta-feira (11), e se estende ao longo de toda sexta-feira.

As mensagens enviadas visam reforçar as medidas de proteção necessárias para conscientizar um maior número de pessoas sobre a importância da causa.

Já o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) realiza  a solenidade de formatura do Curso de Formação de Praças (CFP), em Florianópolis. Os 261 novos integrantes do efetivo do CBMSC terão como primeira missão fazer uma varredura de prevenção à dengue em seus quarteis de destino. Eles serão distribuídos em unidades de todo o estado, especialmente para a região da Serra, Meio-Oeste e Oeste.

Com o reforço da atuação dos novos soldados serão vistoriados caixas d’água, vasos de planta, ralos, e outros itens que podem servir de criadouro para o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. 

De acordo com dados do Ministério da Saúde, o Brasil tem mais de 3 milhões de casos prováveis de dengue e 1.256 óbitos confirmados. Em Santa Catarina, segundo o Informe Epidemiológico com dados atualizados até 09 de abril, já são 132.842 casos prováveis de dengue e 80 óbitos.

Além disso, no período de 31 de dezembro de 2023 a 11 de abril de 2024, foram identificados 30.004  focos do mosquito Aedes aegypti, com 270 municípios registrando casos prováveis de dengue.

Nesta mobilização serão realizadas ações de combate e prevenção contra o mosquito. O objetivo é incentivar a população nos cuidados da residência e arredores, mantendo condições ideais de limpeza e conservação, além de levar informação, educação e comunicação em saúde. 

A SDC colocou à disposição as 20 coordenadorias regionais de Proteção e Defesa Civil espalhadas por todo estado para que, dessa forma, consigam ajudar nas ações programadas pelos órgãos estaduais como Secretaria de Estado da Saúde (SES), Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) e demais órgãos municipais.

Notícia Anterior

CULTURA
Rota das Capelas em Canoinhas recebe turistas estrangeiros

Próxima Notícia

TRÂNSITO
Criança de 2 anos é atropelada por ônibus em Três Barras

VOCÊ VIU?