No último fim de semana, as guarnições da Polícia Militar de Monte Castelo e Major Vieira foram acionadas para auxiliar a equipe local em um incidente na Praça Central de Papanduva. Três indivíduos foram responsáveis por atos de vandalismo, perturbação do sossego público e agressão aos policiais.
Segundo informações da PM, os indivíduos iniciaram as ações delituosas depredando as instalações do parque infantil e incomodando comerciantes e visitantes da praça. Ao perceberem a presença da polícia, a atitude dos envolvidos se agravou, com ameaças diretas, desacatos e gestos obscenos direcionados aos oficiais.
Diante da escalada de violência, que incluiu confronto físico com transeuntes, a polícia foi obrigada a utilizar meios não letais para conter a situação, como gás de pimenta e disparos de elastômero. A resistência dos indivíduos exigiu um esforço dos policiais, e ainda resultou em danos materiais às viaturas e às instalações da Delegacia de Mafra, para onde os envolvidos foram conduzidos.
Na delegacia, os indivíduos continuaram com comportamento agressivo e destrutivo, resistindo inclusive ao atendimento médico. Ao longo de todo o ocorrido, as ameaças de retaliação contra os policiais foram constantes, informou a Polícia Militar.
A Polícia Civil registrou um boletim de ocorrência e está investigando o caso. Os envolvidos responderão pelos crimes cometidos – Ameaça, Perturbação, Depredação do Patrimônio Público, Desacato e Resistência à prisão.