A Apple apresentou nesta segunda-feira (9) o iPhone 16, nova geração de celulares da empresa. Os modelos serão vendidos no Brasil a partir de 24 de setembro e custarão até R$ 15.499.
Os novos smartphones ganharam um novo botão na lateral para controlar a câmera, além de um processador mais rápido e o Apple Intelligence, conjunto de recursos de inteligência artificial.
O iPhone 16 Pro tem tela de 6,3 polegadas, e o iPhone 16 Pro Max, de 6,9 polegadas, um aumento em relação à geração anterior. Os celulares têm melhorias no chip, passando do A16 para o A18. Segundo a Apple, isso permite que o iPhone 16 seja 30% mais rápido que seu antecessor.
O dispositivos chegam ao mercado em novas cores: preto, branco, rosa, azul-petróleo e ultramarino.
Eles têm duas câmeras de 48 megapixels (principal e ultrawide) e uma telefoto, voltada para capturar uma cena de longe, de 12 megapixels.
Outra novidade é que os aparelhos conseguem gravar vídeos em 4K em 120 frames por segundo, além de recursos que permitem controlar melhor o áudio em gravações.
O Apple Intelligence, que já tinha sido anunciado em junho, é capaz de criar textos com ajuda do robô ChatGPT, da OpenAI.
A novidade também ajuda usuários a buscarem fotos e vídeos no arquivo a partir de descrições em texto e priorizarem as notificações mais importantes.
O recurso será liberado em outubro em inglês e será levado gradualmente para outros países – a empresa ainda não revelou o prazo para a chegada da novidade em português.