A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Canoinhas celebrou 40 anos de história nesta sexta-feira (22) com um presente especial: um site completo e funcional, desenvolvido por estudantes do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) Campus Canoinhas.
A plataforma, lançada durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, oferece à comunidade informações sobre saúde, tratamento e direitos, além de permitir o agendamento de exames.
O projeto foi idealizado pelas alunas Érica Vanessa Hanemann e Laisa Karina do Nascimento, do curso superior de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, sob a orientação do professor Eduardo Luis Gomes. A iniciativa, financiada pelo edital de Protagonismo Discente do IFSC, contou com o apoio da voluntária da Rede, Rosi Aparecida Pontarolo Sievers.
A presidente da Rede Feminina, Neide Teresinha Rodrigues Bosse, destacou a importância do site para a entidade: “Este presente é muito mais do que uma ferramenta tecnológica, é um marco em nossa trajetória. Ele nos permitirá alcançar mais pessoas, oferecer informações de qualidade e fortalecer nossa rede de apoio às pacientes com câncer”.
Para as estudantes, a experiência de desenvolver o site foi transformadora. Ambas perderam suas mães para a doença e encontraram na iniciativa uma forma de homenageá-las e ajudar outras pessoas.
“Foi uma oportunidade única de aplicar nossos conhecimentos em um projeto com um propósito tão nobre”, afirma Érica. Laisa complementa: “Aprendemos muito sobre desenvolvimento de software e trabalho em equipe. Estamos muito felizes com o resultado”.
O site da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Canoinhas está disponível para acesso de toda a comunidade.