DENGUE

Defesa Civil de União da Vitória e São Mateus do Sul monitoram Rio Iguaçu

Avatar photo
Ambas as cidades fazem divisa com Santa Catarina e têm históricos de inundações.

LEIA TAMBÉM

Devido ao grande volume de chuva que tem atingido o Paraná desde sexta-feira (6), a Defesa Civil de União da Vitória e São Mateus do Sul têm monitorado o nível dos rios nas duas cidades cidades do sul do Paraná. Ambas fazem divisa com Santa Catarina e têm históricos de inundações – incluindo grandes enchentes entre outubro e novembro de 2023.

Veja, abaixo, a situação dos rios, chuvas e ocorrências registradas em cada uma delas.

União da Vitória

Dados do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) apontam que de sexta (6) e segunda-feira (9) choveu 137 mm na cidade. A maior medição foi a de sábado (7), quando a precipitação acumulou 65,4 mm em apenas um dia.

A média histórica de chuvas é de até 160 mm em todo o mês de dezembro, diz o órgão. Ou seja, em quatro dias choveu mais de 85,6% da média para o mês.

De acordo com o monitoramento hidrológico da Companhia Paranaense de Energia (Copel), à meia-noite de sexta-feira (6) o nível do rio Iguaçu estava em 2,6 metros na cidade. Às 8h desta terça-feira, 4,897 metros.

“O nosso alerta [do nível do rio] é 5,5 metros, nessa altura que ele sai do leito. Para atingir as primeiras casas, o nível do rio é 6,5 metros”, explica a prefeitura.

São Mateus do Sul

Em São Mateus do Sul, o Simepar registrou 137,2 mm de chuvas de sexta (6) e segunda-feira (9). O maior volume também foi no sábado, quando choveu 67,2 mm na cidade.

Como a média histórica de chuvas é de até 160 mm em todo o mês de dezembro, em quatro dias choveu o equivalente a 85,7% da média para o mês.

O monitoramento hidrológico da Copel aponta que, na cidade, o nível do rio Iguaçu estava em 0,8 metros à meia-noite de sexta-feira (6). Às 8h desta terça (10) subiu para 2,716 metros.

De acordo com a Defesa Civil municipal, houve alguns pontos de extravasamento do rio no sábado pela manhã, mas nenhuma residência foi atingida.

“Foi na comunidade do Paiol da Barra Feia, no Distrito de Fluviópolis. Dois pequenos rios rurais transbordaram e interditaram o trânsito da estrada rural. No sábado pela manhã nesta comunidade, os moradores rurais registraram 128 mm de chuva em cerca de quatro horas”, explica o órgão.

A Defesa Civil também afirma que não registrou nenhuma ocorrência até a manhã desta terça-feira (10).